
LANÇAMENTO: 2.006
MODELO : RETRÔ DE 1.912 (FUNDAÇÃO)
Essa camisa o SANTOS LANÇOU EM 2.006 uma camisa RETRÔ DA FUNDAÇÃO EM 1.912, tentando passar aos torcedores um maior conhecimento sobre nossa história, mais abaixo, toda explicação sobre as primeiras camisas do SANTOS FUTEBOL CLUBE.

Nas três primeiras e únicas apresentações do então Santos Foot-Ball Club no longínquo ano de 1912, o neófito time praiano, cujo campo situava-se na rua Aguiar de Andrade 49-E, no bairro da Villa Macuco, disputou a primeira partida nesse campo e as duas outras no campo da Ana Costa, 22, onde hoje se encontra o Edifício Yara Center, atual nº 100, com camisas brancas de passeio com uma tarja azul com frisos dourados nos braços. Para atender aos reclamos da bordadeira do clube, Iraides Ricardina Pinto de Oliveira, irmã do zagueiro Ricardo Pinto de Oliveira, e que era conhecida no âmbito familiar como dona Didi, que não encontrava tecidos nas cores azuis com frisos dourados, que, na reunião realizada no dia 31/03/1913, o associado Paulo Peluccio sugeriu que as camisas
do time fossem com listras brancas e pretas com calções e meias brancas, tendo sido atendida a sua sugestão. Dessa data até o final dos anos 30, quando o time usava o uniforme listrado, o mesmo não tinha o distintivo nas camisas.
O uniforme santista nº 2, o de camisas brancas e shorts brancos com uma faixa preta na cintura, foi usado pela primeira vez no ano de 1925, no campeonato paulista, com o atual escudo bordado no mesmo local do distintivo atual. Quando participou com o apelido de União (foto) no campeonato santista de 1915, a equipe jogava com camisas brancas com o distintivo em formato de losango, com a inscrição União em diagonal, e essa mesma indumentária foi usada também no ano seguinte, na inauguração do estádio Figueira de Melo do São Cristóvão. O distintivo atual foi criado no ano de 1915 por Urbano Caldeira para substituir o anterior, que tinha as letras SFBC (Santos Foot-Ball Club) e que foram mudadas para Santos Football Club na Nas camisas, o clube só teve dois distintivos, o atual e outro que foi usado nos anos 40 (foto), semelhante ao escudo do C.A. Santista, com as letras SFC sobrepostas na camisa, com listras horizontais idênticas as do XV de Novembro de Piracicaba. A numeração nas camisas só ocorreu no ano de 1947, a pedido dos árbitros estrangeiros que estavam apitando no campeonato paulista.mesma assembleia que determinou essa alteração. As camisas brancas com esse escudo eram usadas somente pela equipe de atletismo no período de 1920 e 1922, quando o Santos foi campeão do Estado nessa categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário