segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A FAMOSA E HISTÓRICA CAMISA DAS 3 ESTRELAS!

FOTO: CAMISA DE 1.969
FORNECEDORA: HERING MALHAS AUTOGRÁFOS JOGADORES DA ÉPOCA
(PELÉ,PEPE,EDÚ,CLODOALDO,ZITO,LIMA,MENGÁLVIO,DORVAL)

O Santos como já falado aqui foi o 1º time brasileiro a colocar estrela na camisa, mais no fim da década de 60


esse fato se tornava ainda mais marcante, após disputar um torneio muito importante com clubes que já havia sido campeão da libertadores, o Santos sagrou-se campeão da RECOPA SUL AMERICANA, restando então disputar a RECOPA MUNDIAL COM A INTER DE MILÃO, após uma vitória no estádio San ciro por 1x0 e a recusa da Inter em disputar a 2º partido o Santos sagrou-se TRI CAMPEÃO MUNDIAL, este fato fez com que no fim do ano de 1.969 o Santos passasse a usar a "TERCEIRA ESTRELA", fato que acredito ter acontecido até o ano de 1.970, infelizmente não temos em arquivo ou pesquisas fato que comprove quando o Santos parou de usar as 3 estrelas e por que, só sei que se colocaram não deveria ter tirado, pois o título foi conquistado encima dos melhores times do mundo na época e de uma geração que viria se a renovação do time que havia conquistado o mundo no começo da década de 60.







O craque Edú em uma foto de 1.970 com a FAMOSA E HISTÓRICA CAMISA DAS 3 ESTRELAS

AINDA FALANDO SOBRE AS ESTRELAS

foto: reportagem jornal Lance sobre o maior colecionador de camisas do mundo.

Ainda falando sobre as Estrelas em nossa camisa e sobre a discussão de quando elas surgiram no manto, uso essa camisa do colecionador Paulo Gini como exemplo, a imagem escaniada não ajuda muito, mais com a matéria na mão afirmo que essa camisa tem as estrelas e o colecionador explica que o ano da mesma é o de 1.966, portanto afirma minha tese de que as estrelas surgiram em meados de 64/65.

foto com o time do Santos em 1.968 mais um ano de títulos nacionais e internacionais.

Mais uma foto do ano de 1.968, essa com a camisa listrada, as duas estrelas bem exaltadas de um time que sofria alterações mais que continuava assim como o uniforme maravilhoso.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

QUANDO COMEÇOU A ERA DAS ESTRELAS?

foto: camisa usada por Pelé na final da libertadores e que está no museu do Boca.

Ainda em 1.963 o Santos conseguiu mais um fato em sua brilhante história, o título de BI CAMPEÃO DA LIBERTADORES, a camisa usada pelo REI PELÉ na partida, foi guardada e anos depois colocada no museu do Boca, é a única camisa que tem no museu de outro time, sem ser o Boca.

foto: Carlos Alberto logo quando chegou ao Santos em 1.965, obs: camisa ainda sem estrelas.

ESTRELAS NO SÍMBOLO
Paira uma dúvida no ar, quando foi que o Santos começou a usar as estrelas no símbolo? Já vi notícia vindo do próprio Santos que teria sido em 1.968, mais em minhas pesquisas acredito que foi em meados dos anos 1.964/1.965, inclusive obtive esta informação com outros pesquisadores, uma coisa é bem clara o Santos foi o 1º time brasileiro a colocar estrelas em homenagem a títulos, antes até mesmo da seleção brasileira, lembrando que o Santos só coloca estrela para homenagear título mundial.



CAMISA DA COLEÇÃO

Essa minha camisa acredito que seja do ano de 1.964/1.965, ela já tem as estrelas no símbolo, porém o que parece que foi pintada posteriormente a sua confecção, a camisa tem alguns P, que significa PROFISSIONAL, depois de usadas em alguns jogos as camisas eram classificadas com esses P, muitas vezes eram reutilizadas no time de base.
ANO : 1.964/1.965
FORNECEDORA : MARACANÃ
CAMISA DE JOGO
HISTÓRICA

A DÉCADA DE 60 E OS TÍTULOS!














SÍMBOLO CONTORNADO
O Santos em 1.959 começava a ser o principal time brasileiro, paralelamente sua camisa se desenvolvia e ficava cada vez mais moderna, vejam nessa camisa ao que o símbolo tinha apenas o contorno em linha de borda preta, dentro do símbolo tudo era em linha branca, seu material é uma malha bem grossa e bem pesada.






SÍMBOLO GRANDE EM 1.962
Esse time abaixo é a melhor formação da história do futebol mundial, sua escalação não preciso nem colocar, pois qualquer um ser que entenda de futebol conhece de cor, é muito dificil de encontra uma foto com a escalação desse maravilhoso time completo e nessa esta, pois muitas vezes jogavam outros jogadores que também eram maravilhosos. Olhem bem essa camisa, veja se não é maravilhosa, como o símbolo bem grande, um sonho pra mim, essa camisa é de 1.962 ainda sem estrela acima do símbolo.














CAMISAS BRANCAS COM LISTRAS FINAS PRETAS Em 1.963 o Santos quiz inovar, na minha opnião para pior, ainda bem que não deu certo, usamos uma camisa branca com listras finas pretas eu não gostei, mais mesmo assim vestindo essa camisa diferente fomos TRI CAMPEÕES BRASILEIRO, essa camisa ainda estava sem estrelas acima do nosso símbolo, mesmo com essa camisa diferente percebam que nosso calção e nosso meião sempre foram brancos quando jogavamos de listrado.


LANÇAMENTO : 2.003
MODELO : RETRÔ 1.963 (BI CAMPEONATO MUNDIAL)
FORNECEDORA : UMBRO











LANÇAMENTO : 2.009
MODELO : RETRÔ DÉCADA DE 60
FORNECEDORA : UMBRO

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ANOS 50 COMEÇA A EVOLUÇÃO DAS CAMISAS E DO TIME DO SANTOS F.C.

A 1º CAMISA DO PELÉ

Bem que no ano de 1.956 surgi um menino vindo de Bauru para o Santos, Edson Arantes do Nascimento, que alguns anos depois se tornaria o REI DO FUTEBOL, esse rei que encantou o mundo com o manto branco, apareceu pela primeira vez ao público com a camisa do Santos listrada, coisa que marcou muito ao rei, pois este fato ele nunca esquece.

CAMISA DA COLEÇÃO
Camisa comemorativa do jornal Lance, comemorando os 50 anos do 1º gol do Pelé, que foi exatamente no dia 7 de setembro de 1.956, em um amistoso contra o cor. de Santo André.

LANÇAMENTO: 2.006
MODELO: RETRÔ 50 ANOS DO 1º GOL DO PELÉ
FORNECEDOR: JORNAL LANCE





CAMISA DO 1º TÍTULO DO PELÉ
Pelé com O MANTO BRANCO, em seu 1º título pelo Santos, o rei quebra todos os recordes fazendo 58 gols, insuperável, além de ter sido campeão do mundo pela seleção com 17 anos
, depois desse ano o futebol mundial nunca mais foi o mesmo e nosso manto se tornava o mais conhecido do mundo.

COMEÇO DOS ANOS 50


No começo da década de 50 o Santos além de começar a formar o grande esquadrão que se tornou o melhor time de todos os tempos, também começou a usar um modelo de camisa que por mais anos se repetiu em nossa história, muitos times tinham o corte de camisa parecido na época, mais nenhum manteve o mesmo modelo por tantos anos, mesmo com fornecedor diferentes nesse longo período que durou mais ou menos de 1.951 até 1.971, algumas com o V da gola mais aberto outras mais fechado, fornecedores diferentes, mais praticamente o mesmo modelo.




LANÇAMENTO: 2.008
MODELO : RETRÔ GOLEIRO MANGA
FORNECEDORA: FAMÍLIA DO JOGADOR
Manga foi o goleiro que mais vestiu a camisa do Santos até hoje, suas camisas ficaram bem conhecidas por serem sempre pretas com o símbolo bem grande no meio, (obrigado Manga)













Essa camisa está no memorial da conquista do Santos, camisa do zagueiro Feijó usada na final do campeonato paulista de 1.955, infelizmente no memorial só tem 3 camisas , isso é muito pouco pela nossa linda história, acredito que com a reforma no memorial isso tenha que mudar.
Vejam que a camisa tem o símbolo bordado quase que da cor do tecido, uma coisa maravilhosa, a fabricante da camisa é campeão.












Santos Bi Campeão Paulista 1.956, ainda nem tinha um tal de Pelé e o time já se formava maravilhoso.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

HISTÓRIA E CAMISAS DOS ANOS 30 E 40

1º título paulista do glorioso em 1.935, nosso uniforme já era todo branco, porém as meias tinham uma parte preta.






Time do Santos nos anos 30, essa camisa foi uma das camisas inusitadas que o glorioso já usou, dizem até que era meia avermelhada, não da para perceber por causa da foto preta e branca.











jogadores do Santos com a camisa dos anos 40, essa foi a "única" camisa que o glorioso usou com o símbolo diferente do atual tão consagrado.










LANÇAMENTO: 2.009
MODELO: RETRÔ ANOS 40
FORNECEDORA : UMBRO





CAMISAS DE 1.915 E DOS ANOS 20

Essa foto mostra o 1º uniforme branco e preto do Santos, listrado e sem símbolo, na época e até um certo período era o uniforme nº 1.











Essa camisa RETRÔ DE 1.913/1.915 com essa camisa o Santos ganhou seu 1º título santista, encima do peito tem um símbolo da equipe união, nome que o Santos pegou emprestado pra disputar o campeonato.


LANÇAMENTO: 2.008
MODELO: RETRÔ ANOS 1.913/1.915
FORNECEDORA: UMBRO




Anos 20 o uniforme branco, já com o símbolo oficial no peito, desde essa época nosso uniforme já era totalmente branco, com um laço na cintura com se fosse um cinto que prendia o calção.











LANÇAMENTO: 2.009
MODELO: RETRÔ ANOS 20
FORNECEDORA: UMBRO








1º CAMISA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE





LANÇAMENTO: 2.006

MODELO : RETRÔ DE 1.912 (FUNDAÇÃO)

Essa camisa o SANTOS LANÇOU EM 2.006 uma camisa RETRÔ DA FUNDAÇÃO EM 1.912, tentando passar aos torcedores um maior conhecimento sobre nossa história, mais abaixo, toda explicação sobre as primeiras camisas do SANTOS FUTEBOL CLUBE.



foto: Urbano Caldeira com nossa 1º camisa

Nas três primeiras e únicas apresentações do então Santos Foot-Ball Club no longínquo ano de 1912, o neófito time praiano, cujo campo situava-se na rua Aguiar de Andrade 49-E, no bairro da Villa Macuco, disputou a primeira partida nesse campo e as duas outras no campo da Ana Costa, 22, onde hoje se encontra o Edifício Yara Center, atual nº 100, com camisas brancas de passeio com uma tarja azul com frisos dourados nos braços. Para atender aos reclamos da bordadeira do clube, Iraides Ricardina Pinto de Oliveira, irmã do zagueiro Ricardo Pinto de Oliveira, e que era conhecida no âmbito familiar como dona Didi, que não encontrava tecidos nas cores azuis com frisos dourados, que, na reunião realizada no dia 31/03/1913, o associado Paulo Peluccio sugeriu que as camisas

do time fossem com listras brancas e pretas com calções e meias brancas, tendo sido atendida a sua sugestão. Dessa data até o final dos anos 30, quando o time usava o uniforme listrado, o mesmo não tinha o distintivo nas camisas.


O uniforme santista nº 2, o de camisas brancas e shorts brancos com uma faixa preta na cintura, foi usado pela primeira vez no ano de 1925, no campeonato paulista, com o atual escudo bordado no mesmo local do distintivo atual. Quando participou com o apelido de União (foto) no campeonato santista de 1915, a equipe jogava com camisas brancas com o distintivo em formato de losango, com a inscrição União em diagonal, e essa mesma indumentária foi usada também no ano seguinte, na inauguração do estádio Figueira de Melo do São Cristóvão.

O distintivo atual foi criado no ano de 1915 por Urbano Caldeira para substituir o anterior, que tinha as letras SFBC (Santos Foot-Ball Club) e que foram mudadas para Santos Football Club na mesma assembleia que determinou essa alteração. As camisas brancas com esse escudo eram usadas somente pela equipe de atletismo no período de 1920 e 1922, quando o Santos foi campeão do Estado nessa categoria.


Nas camisas, o clube só teve dois distintivos, o atual e outro que foi usado nos anos 40 (foto), semelhante ao escudo do C.A. Santista, com as letras SFC sobrepostas na camisa, com listras horizontais idênticas as do XV de Novembro de Piracicaba. A numeração nas camisas só ocorreu no ano de 1947, a pedido dos árbitros estrangeiros que estavam apitando no campeonato paulista.